Compartilhe:

GESTÃO DE CLÍNICA MÉDICA: AUMENTANDO A RENTABILIDADE

Gestao De Clinica Medica Aumenta A Rentabilidade 1 - HT Contábil

Diversos profissionais da área da saúde, em especial os médicos, relatam que sentem dificuldade em relação à gestão de clínica médica. Então, é importante saber como tornar o seu negócio mais eficiente e lucrativo.

Isso está relacionado à capacidade de conciliar sua atividade principal, no caso a Medicina, com a gestão de seu negócio, a clínica.

O QUE É GESTÃO DE CLÍNICA MÉDICA?

É fácil explicar o que significa gestão de clínica médica: trata-se da atividade de gerenciar adequadamente todos os processos, recursos, funcionários, bem como a clínica, de maneira que os serviços possam ser fornecidos com qualidade a seus pacientes.

A gestão de clínica médica engloba dois conceitos fundamentais para que a eficiência da clínica possa ser garantida: o correto planejamento e a estratégia eficaz.

Estratégia pode ser definida como uma série de decisões com o objetivo de se obter resultados satisfatórios com os recursos que se tem disponíveis.

Isso quer dizer que uma boa estratégia significa ter diversas coisas, como o aumento dos lucros, fidelização da clientela e até a forma como a marca da clínica é destacada naquele setor.

UMA BOA GESTÃO DE CUSTOS

Isso tem estreita ligação com os preços dos serviços médicos praticados em relação aos custos existentes para a sua oferta.

Como exemplo, pense no seguinte: o médico acabou de abrir uma clínica e necessita, digamos, de um aparelho de tomografia computadorizada.

Nesse caso, este terá de calcular quando investirá no início, além de outras coisas, como gasto de energia elétrica, funcionários etc.

Levando em consideração que a clínica é nova e, é claro, ainda não possui muitos clientes, o aparelho de tomografia pode ficar sem uso por algum tempo, mas, ainda assim, estará gerando despesas fixas.

A CORRETA GESTÃO DE PESSOA

Gestao De Clinica Medica - HT Contábil

A gestão de pessoal pode ser considerada como uma atividade de suma importância para um gestor, visto que a gestão correta é que torna a estrutura da clínica e os insumos em bons resultados.

Partindo desse raciocínio, tal atividade está relacionada à capacidade em criar um clima de ordem que dê condições para que seus colaboradores possam trabalhar sem problemas.

Auditoria das finanças

Entende-se por auditoria o instrumento da gestão da clínica médica que é destinado a analisar, de forma sistemática, todas as transações realizadas pela instituição com base em demonstrativos financeiros.

A auditoria pode ser de caráter interno e externo.

A auditoria interna necessita ser feita pelo próprio dono da clínica ou por alguém da equipe e é útil para se descobrir quais são os riscos e as oportunidades que o negócio apresenta.

Definir métricas

Tudo o que ocorre em uma clínica médica é muito complexo e acarreta uma variedade de informações.

Gestão de problemas

Vale ressaltar que o fator humano se encontra presente nas mais variadas atividades de uma clínica médica.

Na verdade, é um setor sensível, pois a clientela geralmente se encontra em uma situação de grande fragilidade. E, também, os profissionais, que são obrigados a conviver com um elevado nível de estresse.

Marketing médico bem aplicado

O marketing, acima de tudo, torna-se um desafio considerável, já que é necessário conhecer a fundo como a publicidade é regulamentada pelas normativas do Conselho Federal de Medicina.

Não são poucas as limitações quando se trata de divulgação de serviços na área de saúde. O gestor, naturalmente, precisa ficar atento a isso.

O que precisa ser evitado na gestão da clínica médica?

A fim de não comprometer o bom andamento da clínica, o gestor tem por obrigação evitar diversas práticas.

A principal dessas práticas, sem dúvida, é que o gestor deixe de lado as estratégias que funcionaram no passado. Isso é óbvio, pois o ramo da saúde vive um processo contínuo de inovações.

Apesar de trazer alguma segurança em se apostar no que já deu certo, o fato de não se atualizar pode implicar perda de competitividade.

E o que pode acontecer? A empresa pode deixar de crescer e expandir seus serviços e isso impedirá o aumento dos lucros.

Quando se resiste a qualquer tipo de mudança, o gestor pode continuar lançando mão do uso de ferramentas ultrapassadas que acabam virando um grande obstáculo para o crescimento da clínica.

Conhecer cada paciente seu

Uma clínica médica tem como foco principal cuidar da saúde das pessoas, isto é, tudo tem que estar voltado para haver um atendimento personalizado e, é lógico, mais humanizado.

Isso é para que os médicos e os pacientes possam estar devidamente conectados e se ter sempre um ambiente bem acolhedor.

Dessa forma, os pacientes necessitam se sentir confortáveis, como se estivessem em casa. Para conseguir isso, será necessário um controle adequado para agendar consultas.

Saber controlar as finanças

Nem seria necessário entrar no assunto, mas o gestor precisa cuidar de suas finanças, para não ter surpresas lá na frente.

Algumas práticas muito corriqueiras podem ser destruidoras quando se trata de gestão de clínica médica, principalmente em estabelecimentos de saúde.

Não misturar gastos pessoais com os de seu negócio

Isso pode ser considerado como o primeiro indício de descontrole e, consequentemente, impede a correta avaliação de custos e lucros reais.

Gostou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo!