Saber como abrir uma empresa de negócio digital é fundamental para ter sucesso nos próximos anos.
Empreendedorismo Digital é mais que uma tendência, é uma onda que chegou para ficar. Se o mercado digital já era atrativo antes, com o advento da pandemia do coronavírus, mais e mais pessoas tendem a consumir digitalmente em detrimento do contato físico e de sair às ruas.
Mas, se você não tem ideia de por onde começar, o HT Contábil separou algumas dicas que serão de grande valia para começar sua nova empresa com o pé direito.
Como abrir um negócio digital em 5 passos
Antes de mais nada, é importante saber que um negócio digital requer o mesmo nível de cuidado de uma empresa com ambiente físico. Não é porque você irá prover seus serviços ou produtos pela internet que não precisará lidar com burocracias ou que ficará livre de certas obrigações.
Sim, há facilidades. Porém, o nível de atenção deve ser o mesmo, e dependendo do tipo de negócio que você deseja abrir, pode ser necessário ter ainda mais atenção.
Vamos às dicas para abrir sua empresa digital!
1- Defina o segmento e o seu público-alvo!
O primeiro passo para ter um negócio de sucesso no mercado digital é definir um segmento e o público-alvo.
Isso depende do tipo de negócio que você quer abrir. Se estamos falando de um e-commerce, vale a pena definir uma segmentação para ele. Focar em um público-alvo te ajuda a construir sua reputação e a se diferenciar de outras lojas generalistas e marketplaces, como Mercado Livre, Magalu, Americanas e afins.
2 – Certifique-se de que há demanda na web
Não basta definir um segmento para o seu negócio digital se não houver demanda para ele. É importante consultar ferramentas como Google Trends, SEMRush e Google Keyword Planner. Isso ajudará a guiar suas estratégias, as palavras-chave que você deseja utilizar e o tipo de produto ou serviço que você irá oferecer.
3 – Defina um modelo de negócios
Um dos passos primordiais para abrir um negócio digital é definir o seu modelo de negócios. Sua empresa poderá ser um e-commerce, SaaS ou marketplace.
Faça uso de um canvas e desenvolva um plano de negócios extenso, que detalha seu público-alvo, a faixa de preço dos produtos praticados, tudo que será necessário para o negócio funcionar, seus principais concorrentes e quaisquer outras informações que você julgar serem relevantes.
4 – Pense na sua estratégia de marketing digital
O empreendedorismo digital depende bastante do marketing e da publicidade. Inspire-se com seus concorrentes, defina que canais você irá utilizar para divulgar seu negócio digital, quanto irá investir nisso e muito mais.
5 – Lance um MVP do seu negócio digital
Lançar um Mínimo Produto Viável do seu negócio é imprescindível! Você pode criar uma página de produto (ou página de vendas/landing page) para anunciar determinado produto. Com isso, teste a recepção do público-alvo e, caso ela seja positiva, você terá uma média de preço para seus produtos, podendo assim investir em uma plataforma mais robusta.