Sistema PDV para e-commerce – qual a importância para sua loja virtual?
Você já ouviu falar do Sistema PDV? Todo comércio precisa de um PDV (Ponto de Vendas). É através dele que o cliente entra em contato com a marca e pode vir a comprar de você.
No e-commerce, não é muito diferente. A principal diferença está na ausência do ambiente físico, mas o PDV ainda existe. O PDV para lojas digitais pode ser um site ou até mesmo a conta da marca em um marketplace. A questão é que gerenciar todo o ecossistema do e-commerce sem um Sistema PDV pode ser realmnte difícil.
O que é um Sistema PDV para e-commerce, afinal?
A princípio, o Sistema PDV para e-commerce é um software que te ajuda a controlar melhor a gestão do negócio. É uma ferramenta que fornece uma visão integrada e muito abrangente sobre o seu e-commerce, permitindo que você entenda melhor suas receitas, as saídas financeiras, entre vários outros pontos de interesse para sua gestão.
Por consequência, o uso do PDV para e-commerce gera maior previsibilidade financeira e permite que você planeje melhor seus investimentos, seja para comprar novos produtos, adotar estratégias de marketing e publicidade ou mesmo expandir os negócios.
Ainda sobre e-commerce: as melhores datas comemorativas para impulsionar as vendas em 2022
Para que serve o Sistema PDV para e-commerce?
Para auxiliar em:
- Controle financeiro;
- Frente de caixa;
- Emissão de notas fiscais;
- Gestão do estoque;
- Logística;
- Redução de custos;
- Melhora da experiência do cliente;
- Entre outros fatores.
O Sistema PDV é uma adição maravilhosa ao comércio como um todo. No caso do comércio digital, a ideia é centralizar dados. Isso permite acompanhar a movimentação dos pedidos do e-commerce, gerar relatórios detalhados e entender o fluxo de caixa de forma muito mais aprofundada.
Se esse sistema contar com funções de um ERP, melhor ainda. Normalmente, os sistemas costumam ser bastante robustos, funcionando como um verdadeiro auxiliar para a gestão do e-commerce. E é exatamente disso que você precisa, pois cuidar de tudo “no manual” pode ser problemático.
O Sistema PDV previne problemas graves
- Erros no controle financeiro;
- Não emissão de notas fiscais;
- Esquecer de registrar uma venda;
- Problemas no controle de estoque;
- Fluxo de Caixa incorreto;
- Falta de previsibilidade financeira;
- Compra de produtos em excesso;
- Compra de produtos em quantidades insuficientes;
- Entre outros desafios!
Quantas vezes seu e-commerce já falhou com clientes? Vendeu algo que não estava disponível em estoque, mas constava na loja virtual? Tudo porque alguma movimentação não foi registrada corretamente antes disso.
Esse tipo de problema é mais comum do que deveria, e você, como gestor de um e-commerce, deve dar o seu melhor para evitá-lo. Afinal, é um erro que mancha a imagem da sua loja permanentemente.
Felizmente, existem várias opções de PDV para e-commerce no mercado. Não vamos recomendar nenhuma específica para não enviesar sua opinião diante de uma escolha futura, mas saiba que é bem fácil pesquisar por sistemas de PDV e solicitar demonstrações.
A Contabilidade para e-commerce continua sendo essencial, com ou sem PDV!
Finalmente, vamos falar sobre sua contabilidade. O contador é o seu maior aliado na gestão do negócio! Com ou sem Sistema de PDV para e-commerce, você precisa ter o apoio de quem entende sua empresa.
E quem melhor para fazer isso, senão um especialista em negócios digitais? O contador pode colaborar bastante com a gestão do negócio, fornecendo dados valiosos, cuidando das suas notas fiscais, da sua conformidade com a lei e até apoiando seu controle de estoque. Por fim, ainda cuida de questões das esferas financeira, fiscal e trabalhista, além do universo contábil.
Fale conosco e saiba como podemos te ajudar.
Gostou? Leia também: 5 erros que você não pode cometer no e-commerce