Algumas estratégias contábeis podem reduzir os impostos da sua clínica médica em até 70%. Já imaginou? Para saber como fazer isso é preciso de uma gestão financeira que entenda bem sobre o Lucro Presumido para clínicas médicas e como aplicar ele no seu negócio.
Essa é uma vantagem possível apenas com o regime do Lucro Presumido, porém, devido a burocracia tanto da Receita Federal quanto da falta de uma contabilidade especializada, muitas pessoas nem sequer sabem dessa possibilidade.
Neste texto você vai entender como funciona e como aplicar na sua clínica. Vamos lá?
Clínicas podem ter desconto no Regime Tributário?
Algumas clínicas médicas não conhecem plenamente sobre o assunto e acabam optando por opções mais caras de regimes tributários. Mas, a realidade é que o regime de Lucro Presumido para clínicas médicas libera um desconto para médicos com clínicas já com boa solidez.
A oportunidade é disponibilizada segundo a Lei 9.249/95, destinada à clínicas e laboratórios médicos que podem diminuir sua carga tributária. A redução é de 32% para 8% e 12% da base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Mas, lembre-se: é fundamental falar com um especialista contábil para entender algumas coisas, como os diferenciais, requisitos e até entender como funciona o Lucro Presumido para o seu caso.
Para te ajudar a compreender um pouco melhor, separamos a seguir, algumas informações importantes sobre o assunto.
Regime de Lucro Presumido: como funciona?
O Lucro Presumido é um regime tributário, com ele é possível haver a simplificação do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Mas, vale lembrar que para ser integrante, sua clínica não pode ter mais de R$78 milhões em renda por ano.
Ficou curioso sobre o Lucro Presumido para clínicas médicas? Confira abaixo quais os benefícios em aderir ao Regime.
- Coleta de impostos trimestralmente;
- Obrigatoriedades fiscais mais facilitadas;
- Estabilidade da base de cálculo;
- Maior margem de lucro;
- PIS e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) com alíquotas reduzidas;
- Exige menos burocracia;
- Facilita o trabalho.
Quais os requisitos?
Para ter acesso ao Regime de Lucro Presumido para clínicas médicas, não é uma tarefa muito fácil. Sua clínica médica precisa cumprir algumas exigências, confira a seguir.
Serviços médicos
É fundamental para entrar no Regime de Lucro Presumido para clínicas médicas e ter direito ao desconto que seu negócio seja em alguma dessas áreas:
- Hospitalares e de auxílio de diagnóstico ou terapia
- Imagiologia;
Patologia clínica;
- Anatomia patológica e citopatologia;
- Medicina nuclear e análises;
- Patologias clínicas.
Normas e regras da ANVISA
Sua clínica precisa estar de acordo com todas as normas e regulamentos exclusivos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Sociedade empresarial
Além disso, a empresa precisa estar, também, de acordo e cumprir com exigências de organização, na forma de sociedade empresário.
Prestação de serviços
A prestação de serviços deve ter mais que consultas clínicas.
Lucro Presumido ou Simples Nacional?
Alguns fatores podem ser considerados na hora da escolha:
Faturamento anual, porte empresarial, tipo de atividade exercida, são alguns pontos a serem considerados. O regime de tributação define os impostos que deverão ser pagos pela empresa e como será feito.
Vale lembrar, que quando houver dados incorretos ou inconsistentes pode haver problemas fiscais, como autuações e multas, e no fim das contas, você poderá gastar ainda mais com impostos, impactando negativamente a parte financeira da sua clínica.
Posso recuperar os impostos pagos nos últimos 5 anos?
Outro grande benefício do Lucro Presumido para clínicas médicas, é que, caso sua clínica tenha uma boa assessoria contábil e esteja dentro de todos os requisitos citados anteriormente, é possível solicitar a recuperação do valor excedente pago em impostos e contribuição social dos últimos anos.
A importância da contabilidade para clínicas médicas
Com uma contabilidade especializada, é possível criar estratégias focadas na redução da carga tributária da sua empresa.
Consequentemente, será possível manter custos mínimos e focar no lucro. Diminuindo a burocracia com obrigações fiscais, você pode ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa na sua profissão, o atendimento aos seus pacientes, deixando a parte financeira para quem realmente entende do assunto,
A organização gerencial financeira da sua, se deixada em boas mãos, pode mudar o rumo do seu negócio e ainda tirar um peso das suas costas. Aumentando a lucratividade, redirecionando recursos e investindo em outros setores do seu negócio.