Ainda é cedo para falar em pós-pandemia. Mas, com as notícias cada vez mais animadoras sobre uma vacina, já começamos a especular sobre o futuro que esperamos ser próximo, mas que ainda consideramos com muita cautela.
Ao contrário do que se pensa, o Brasil não está à beira de uma segunda onda. Isso só seria possível caso a primeira tivesse acabado. Por algum tempo, as pessoas esqueceram-se de que o vírus está circulando, e que ele é implacável. Com o número acentuado de contaminações e mortes retornando, o lembrete diário bate à porta, e novamente, os negócios digitais se tornam protagonistas no dia a dia do brasileiro.
Seja na alimentação ou no varejo, os negócios digitais têm tudo para bombar novamente em 2021 e se manter nos próximos anos. Afinal, mais e mais pessoas estão conhecendo a comodidade de usar apps de delivery, por exemplo.
É hora de ter calma
É esperado o crescimento de negócios digitais que trabalhem em sua divulgação nos próximos meses, bem como o surgimento de novas alternativas para o consumidor. Não dá para dizer, ainda, que o consumidor que não tinha o hábito de comprar online antes da pandemia agora se tornará adepto ao ambiente digital. É cedo para isso. Mas, os indicativos são positivos e animadores, e cada vez mais pessoas devem comprar online.
O mesmo vale para a prestação de serviços. Mais pessoas estão procurando em motores de busca como o Google, sobre soluções para seu encanamento, pedreiros e afins. Afinal, os problemas não pararam de surgir porque o vírus está por aí. Os donos de negócios digitais e prestadores de serviços em geral precisam aprender a se posicionar na internet. Assim, serão encontrados e poderão captar mais clientes.
No pós-pandemia, espera-se que os negócios digitais continuem crescendo. O e-commerce cresce ano após ano, e isso acontece desde antes da pandemia. Por que seria diferente agora?
Vale manter a cautela com investimentos!
Por enquanto, nada é absoluto. Toda informação sobre o coronavírus pode mudar em um instante. Afinal, ainda estamos aprendendo o que essa doença realmente é e como devemos combatê-la. No sentido de investimentos, a mesma cautela precisa ser adotada. Enquanto usamos as medidas já conhecidas para prevenir a doença, devemos cuidar da saúde financeira ao garantir o equilíbrio das contas da empresa e a criação de fundos de emergência, caso venhamos a passar por uma crise ainda mais grave que a atual.
É preciso, ainda, olhar o futuro com esperança, mas baseando-se na realidade. É necessário colocar os pés no chão e cuidar do presente para que esse futuro que tanto esperamos aconteça.
Esse futuro começa agora, na sua empresa, com a sua contabilidade. É necessário contar com o apoio de um contador que entende suas necessidades e trabalha no seu ritmo, unindo tecnologia avançada à sua própria expertise. Conheça o trabalho da HT Contabilidade e entenda como podemos te ajudar a construir esse futuro com solidez, tranquilidade e segurança. Entre em contato e tire suas dúvidas.