Ícone do site HT CONTÁBIL

Sazonalidade no e-commerce – como preparar o estoque?

Se você chegou até aqui, já sabe que montar e reger um e-commerce não é uma tarefa fácil. Estar tecnicamente preparado para gestão de seu negócio online, requer que você esteja atento aos próximos passos. Épocas de grandes vendas e tempos de escassez. Como lidar com a sazonalidade no e-commerce e ter o estoque preparado? 

Se você, assim como muitos empreendedores digitais, encontrou esse desafio, venha com a gente e aprenda informações imprescindíveis na hora de gerir um estoque de e-commerce. 

Vamos lá! 

O que é sazonalidade no e-commerce

De maneira bem simplificada, mas fiel ao tema, o termo sazonalidade aparece quando queremos falar das oscilações de venda de produtos da sua loja virtual durante o ano. Isso porque, a maioria das lojas online se aquecem ou esfriam de acordo com seus segmentos e a época do ano. 

O grande ponto da sazonalidade não é algo baseado no inesperado, mesmo com essa diferença ao longo. Essas flutuações são previsíveis! Essa sim é a ideia que devemos praticar para não termos maiores problemas ao longo de nosso e-commerce, seja este problema nas vendas, no estoque ou no fraco preparo em momentos decisivos.

Dicas fundamentais: Sazonalidade e loja virtual

Como dissemos acima, ter uma estratégia traçada ao longo de todo ano, é fundamental para que seu e-commerce gere o máximo de lucro, sem ter grandes sustos com fornecedores, estoques ou falta de caixa. 

Vamos a algumas dicas excelentes sobre como preparar seu e-commerce para a sazonalidade? 

1- Planejamento financeiro para lidar com sazonalidade no e-commerce

Você precisa ter um planejamento financeiro adequado ao seu nicho. Estipular a média de gastos e lucros de acordo com cada mês é fundamental para que você esteja preparando seu estoque. Basicamente, saber a hora de comprar e saber a hora de vender.

Não adianta você ter uma loja de chocolates e achar que vai vender mais no verão, ou pior, achar que vai faturar em todo ano, igual fatura-se na páscoa. Estar preparado para as altas e baixas, economicamente falando, é fundamental para lidar com contas e lucros no seu e-commerce.

2- Segmentação do seu público

Você precisa conhecer o seu público! Sem conhecer seu público-alvo e sua persona, sua loja online estará fadada ao fracasso. Descubra todas as informações possíveis de quem é o seu público comprador:

Dessa maneira, você conseguirá atuar nos melhores momentos de venda: Prevendo as ações e desejos de seu público-alvo. 

3- Conheça as melhores épocas do seu negócio

Estar totalmente ligado às datas de seu negócio faz com que você preveja os momentos de maiores ou menores fluxos de compra. É óbvio que existem produtos que tem tendências varias, entretanto, diversos produtos tem características mais diretas:

Veja esses exemplos de sazonalidade no E-commerce:

Os nichos citados acima só vendem nessa data? Óbvio que não. Entretanto, entender que nessas datas terão maior fluxo de venda, faz com que você esteja preparado tanto para aproveitar o momento de vendas e ter um bom estoque, como para se segurar no momento de baixa.

4- Data de compra e data de venda

Fique atento quando for a melhor hora de venda, mas principalmente, fique atento aos momentos de compra. Se você optar por buscar o seu fornecedor de roupas de frio próximo ao inverno, além de encontrar um produto caro, talvez seu fornecedor nem tenha estoque ou tanta variedade.

Aqui vai uma dica: Confie em seu negócio! Compre nos momentos de baixa do seu segmento. Revenda estes produtos em épocas de alta. É como comprar sungas no início do inverno para vender no verão.

Portanto, nosso artigo demonstrou a necessidade de estarmos preparados no que tange ao estoque, com toda estratégia financeira a longo prazo e datas sazonais. Conhecer seu público-alvo e também as datas de maiores fluxos de compra é fundamental para ter um estoque adequado. No mais, o segredo do estoque de um e-commerce está interligado em saber a hora de comprar e saber a hora de vender. 

Gostou? Temos mais conteúdos importantes para o seu negócio! Confira: Gestão financeira para e-commerce: como fazer?

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile