Ao empreender é comum que ocorra a dificuldade relacionada a “dar conta de tudo”, como as finanças por exemplo. Afinal a rotina de uma empresa que está começando, é tomar para si múltiplas tarefas.
Na atualidade um dos assuntos mais comentados no mundo corporativo é a terceirização desses serviços, mas a pergunta que fica é: o que é BPO financeiro? Serve para o meu e-commerce?
O mercado
Você provavelmente deve ter ouvido falar sobre BPO financeiro. Uma técnica criada em 1990, que tinha o intuito de terceirizar e otimizar processos das empresas. Esses processos poderiam variar, mas em geral eram mais comuns os financeiros.
No dias atuais, muitas empresas têm adotado essa técnica com a finalidade de ter praticidade no setor financeiro interno, visto que tem sido apresentado muitos problemas de gestão, que acabam levando a falência desses negócios.
Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, cerca de 60% das empresas acabam encerrando as suas atividades, decorrente da má gestão financeira.
E é aí que entra o BPO financeiro.
O que é o BPO financeiro?
O BPO ou Business Process Outsourcing é a terceirização de serviços para as empresas, no caso da gestão financeira dessas instituições.
Na prática o BPO auxilia na administração, pagamentos, contas bancárias, caixa, relatórios financeiros, sempre alinhado com a contabilidade da empresa.
No Brasil, a prática está cada vez mais sendo acolhida por empresas de micro e pequeno porte.
E o intuito é trazer otimização na rotina dessas instituições.
Esses dados são preocupantes, uma vez que com a falta de regularidade das contas bancárias, acaba acarretando diversos problemas ligados aos impostos, malha fina e etc.
Exemplo
Você acabou de abrir seu negócio, e é quem cuida da identidade da marca, estoque, criação dos produtos, vendas, envio, pós venda. Qual tempo te resta para cuidar da saúde financeira da sua empresa? Ou o fluxo de caixa? Efetuando todas as tarefas com a atenção necessária?
Como são muitos detalhes, acaba sendo inviável efetuar esses serviços por conta própria, com a devida atenção e cuidados necessários.
Com o BPO financeiro ele consegue ter o controle dessas rotinas empresariais.
As atividades do BPO
A terceirização de algumas tarefas ocorrem em:
Gestão do fluxo de caixa
O BPO irá atuar na sua empresa fazendo o acompanhamento detalhado das entradas e saídas do caixa, focando no resumo diário e mensal. Assim é possível ter uma relação dos valores, o que sai e o que entra.
A empresa está tendo mais lucro ou prejuízo? E quais são as ações necessárias para solucionar problemas ligados ao prejuízo, riscos de crédito?
Gestão de contas a pagar
Essa também é uma tarefa do BPO, a programação das contas a serem pagas e recebidas, é um controle que esse serviço faz, mediante a sua autorização, para a efetivação autónoma dos pagamentos por meio do internet banking, ou envio dessas cobranças para serem finalizadas por você mesmo.
Nessa parte também entra a emissão de boletos e notas fiscais se necessário.
Geração de relatórios
Com a administração das atividades acima, os relatórios fazem parte do controle. O intuito é obter a relação dessas transações em conciliação com o fluxo de caixa, para averiguar se estão funcionando corretamente.
Assim é possível ter segurança sob os dados e a situação do seu e-commerce.
Gestão de documentos
Assim como os relatórios, é necessário a auditoria e arquivamento desses documentos financeiros, o BPO cuida dessa questão também, utilizando todos os cuidados necessários, como o uso da LGPD ou Lei Geral da Proteção de Dados.
A análise de crédito
Por fim, na análise de crédito, o BPO cuida da capacidade de pagamento de acordo com a necessidade de capital de giro, auxiliando na reputação e transações financeiras do seu e-commerce.
Quais são os benefícios de ter o serviço de BPO financeiro?
Os benefícios são:
- Segurança do setor financeiro da sua empresa;
- Análise do desempenho da e-commerce;
- Foco na produção e as demais atividades da empresa;
- Clareza nos documentos financeiros;
- Ter especialistas a disposição;
- Regularidade de documentos, contas da empresa;
Quais são os valores para a adesão desse serviço?
Os valores podem variar de acordo com o tamanho da empresa, sendo apresentados alguns planos conforme a capacidade das empresas, número de funcionários e etc.
Qual a diferença entre a consultoria, assessoria e BPO financeiro?
É comum ocorrer uma confusão em relação às funções dessas três opções encontradas no mercado, mas existem algumas diferenças. São elas:
O consultor
O consultor cuida do aconselhamento relacionados às ações que o seu e-commerce pode tomar, mas na prática ele não efetua esses serviços.
O assessor
O assessor auxilia em algumas funções técnicas realizadas na sua empresa, mas serve como uma ponte para a finalização dessas tarefas, que ficam a cargo da empresa efetuar.
O BPO
O BPO de fato efetua esses serviços na prática, de acordo com as necessidades da sua empresa. Ele faz as funções, e apresenta relações parecidas com a assessoria.
Para o meu e-commerce é viável?
Seu negócio está começando e de fato o BPO é uma alternativa vantajosa para a sua empresa.
Empresas que estão nos seus primeiros passos, acabam possuindo menor quadro de funcionários, e as funções no geral ficam delegadas ao próprio empreendedor.
Por isso acaba acontecendo a bagunça relacionada à parte financeira da sua empresa, e o BPO soluciona organizando e arrumando tempo para focar na identidade da marca, vendas, ou a prestação de serviços.
Então SIM é uma boa opção a ser adotada, e te ajuda a economizar tempo e dinheiro.
Com a HT Contábil
Mas e você? Sabia do BPO?
A tendência é que nos próximos anos muitas empresas, até de porte maior, adotem esses serviços que estão revolucionando o mercado!
E o seu e-commerce não pode ficar de fora!
Fale com um dos nossos consultores, e garanta o serviço terceirizado para a sua empresa também!
NOSSO INSTAGRAM: @HTCONTABIL