O Natal é, definitivamente, uma das datas mais importantes para o comércio como um todo. No e-commerce, não poderia ser diferente. Contudo, para vender bem nessa época tão mágica e comercialmente fantástica, é preciso que sua loja esteja pronta para grandes desafios.
Não tem certeza se o seu comércio está pronto? Siga conosco e descubra tudo que você precisa saber!
5 dicas para preparar seu e-commerce para o Natal!
O estoque é o foco!
O estoque é um dos elementos que mais trazem problemas em datas sazonais. É muito fácil acabar tendo perdas ou até acabar com a reputação da loja manchada porque algum item foi vendido sem estar disponível em estoque, frustrando todos os envolvidos. No Natal, isso é ainda pior, porque estamos falando de presentes, e ninguém gosta de ficar sem presente no Natal!
Ter um software que te ajuda a controlar a gestão de estoque é fundamental para evitar esse tipo de problema.
Cuidado com os prazos de entrega!
A data de entrega é um dos elementos mais importantes do e-commerce. A loja virtual precisa estimar um prazo para que o produto chegue até o cliente, e quando isso não acontece da maneira desejada, todas as partes envolvidas acabam frustradas e com uma bela dor de cabeça.
Garanta que seu e-commerce trabalhe com as melhores transportadoras disponíveis e, no caso de contar com os Correios, fique atento ao prazo para levar a mercadoria até o estabelecimento, pois isso ajuda a agilizar a entrega, que é especialmente difícil em áreas mais afastadas. Se preciso for, cobre a mais por um frete em regiões mais difíceis, mas não perca o prazo da entrega!
Crie kits
Kits são sempre muito bem-vindos no Natal. As pessoas gostam de comprar presentes, e quando falamos de roupas ou eletrônicos, montar combos ou kits é algo bem legal e que encoraja o consumidor a pagar um pouco mais para ter produtos extra, o que favorece sua loja também. Portanto, pense em kits que façam sentido!
Seu marketing e publicidade precisam estar a todo vapor!
Quem tem um e-commerce precisa pensar na publicidade no período de Black Friday e festas de fim de ano. Isso pode ajudar a aumentar bastante as vendas. Portanto, crie páginas de produtos para expor itens que costumam sair bastante no Natal. Lembre que as crianças ganham presentes, e você pode oferecer condições especiais para vários produtos da sua loja.
Por falar em Black Friday, confira os cuidados que você deve tomar com a LGPD na Black Friday!
Se quiser, pode criar uma página de captura, onde as pessoas se cadastram e concordam em compartilhar suas informações para receberem ofertas exclusivas para o Natal. Também é possível trabalhar com cupons de descontos exclusivos, entre outras ideias.
Apenas certifique-se de estar em concordância com a LGPD e ter anúncios criativos e chamativos, para que as pessoas nas redes sociais e no Google sintam-se tentadas a clicar e a se cadastrar na sua página.
Entenda o que seus clientes podem exigir diante da LGPD
O atendimento e o pós-venda precisam de atenção redobrada!
Quando você não oferece um bom pós-venda, acaba por prejudicar a reputação da sua loja. É muito fácil ter contato com os clientes antes de eles comprarem algo de você. O difícil é acompanhar sua satisfação e garantir que tudo esteja certo com o produto que sua loja vendeu. É imprescindível ter uma equipe de suporte de prontidão durante as vendas de fim de ano para resolver qualquer tipo de problema.
Essas foram nossas dicas para você preparar seu e-commerce para as vendas de Natal. Gostou? Aproveite para conhecer dicas sobre a Black Friday! Ainda dá tempo de garantir o sucesso nas vendas de novembro.