Ícone do site HT CONTÁBIL

Sua loja tem estoque parado? Veja algumas dicas para resolver!

As datas comemorativas e datas como a Black Friday podem representar grandes oportunidades para o e-commerce. No entanto, elas nem sempre trazem a chance perfeita de se livrar daquele estoque parado na loja virtual. É preciso buscar alternativas, especialmente para produtos com data de validade.

É verdade, estoque parado significa dinheiro parado. Ninguém quer deixar de fazer dinheiro ou perdê-lo. Portanto, todo negócio que trabalha com a venda de produtos precisa ter muito cuidado com o estoque parado.

Para te ajudar, separamos algumas dicas valiosas!

Como se livrar do estoque parado de forma inteligente?

Para se livrar do estoque parado no seu e-commerce, será necessário utilizar todos os canais da sua loja de maneira estratégica. Se você já possui uma estratégia de multicanais ou se faz uso de alguns canais de relacionamento e vendas de maneira integrada, isso será de grande valia.

No geral, você precisará trabalhar com:

Porém, não significa que será necessário investir em todos esses canais. Você pode focar no que mais funciona para o seu e-commerce, com base em experiências anteriores. Mesmo assim, quanto mais canais puderem ser trabalhados, mais oportunidades você poderá ter.

REDES SOCIAIS E BLOG

As redes sociais não são, necessariamente, canais de venda. Mas, você pode utilizá-las para este fim se tiver uma boa base de seguidores e engajamento. De qualquer maneira, vale a pena criar publicações sobre promoções de produtos específicos, o que permite impulsioná-los e alcançar ainda mais pessoas. As chances de venda podem ser altas, dependendo do interesse do público-alvo da campanha.

Isso também vale para o blog. Você pode criar pequenos banners como anúncios fixados nos seus posts com mais acessos.

FAÇA UMA CAMPANHA FORA DAS REDES SOCIAIS

As campanhas do Google também são excelentes opções para quem deseja se livrar do estoque parado. Crie anúncios que chamam atenção e capriche nas artes para essas peças. Se quiser, pode criar semanas específicas para a venda de categorias de produtos, como a semana das camisetas, das jaquetas, etc.

CRIE KITS MESCLADOS COM PEÇAS NOVAS

Nem sempre seu público se interessa por um produto por se tratar de um lançamento. Usar palavras como novidades, exclusivo, coleção com recorrência pode, de certa forma, condenar sua mercadoria e passar a impressão de que certos itens ficaram velhos. Além disso, esse hábito acostuma seus clientes a esperarem por novidades 

CUIDADO COM DESCONTOS AGRESSIVOS

Lembre-se de que quanto mais recuperar nesses produtos esquecidos, melhor. Por isso, antes de pensar em super descontos, tente outras estratégias, como, por exemplo, vender combos ou até criar descontos progressivos.

Se ainda assim preferir oferecer grandes descontos, escolha peças iscas – com preços e margens maiores para atrair as vendas e não reduzir tanto o lucro.

ENTENDA AS MOTIVAÇÕES DO CLIENTE

Todo produto vendido surge de uma necessidade ou supre um desejo do cliente. Portanto, apresente seus produtos de forma que eles preencham isso. Pense em como transformar aquilo que você tem encalhado no estoque em algo importante para os clientes da sua loja. Essa postura fará com que você consiga trabalhar o lado emocional do consumidor, atingindo essa relação de necessidade.

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile