Ícone do site HT CONTÁBIL

Imposto de renda: Declaração Simplificada ou Completa. Qual adotar?

A época da declaração de IR chegou e você provavelmente ficou se perguntando como vai fazer a entrega do seu imposto de renda. O que precisa declarar? E se faltar alguma informação, o que acontece!? 

Diante dessas perguntas, preparamos um guia para você saber como funciona esse processo do IR. 

Mas antes, vamos ao Imposto de Renda!

O que é Imposto de Renda? 

O Imposto de Renda é um tributo sobre a renda, baseado em tudo que foi ganho e o que evoluiu no seu patrimônio referente ao último ano. Ele é válido tanto para a pessoa física quanto para a pessoa jurídica. 

Para se ter uma noção, no ano de 2021, houve a entrega de 34.168.166 milhões de declarações de imposto de renda, segundo os dados levantados pela Agência Brasil.

É válido lembrar que tanto para a Pessoa Jurídica quanto para a Pessoa Física, existe a obrigatoriedade de entrega e uma não anula a outra.

Agora que você sabe o que é IR, vamos aos tipos dessa declaração.

Algumas informações que você precisa saber…

Para te direcionar melhor: Gastos essenciais como convênio médico e educação, quando lançados em sua declaração, deduzem o valor de IR a pagar.

Além disso, se você possui uma fonte de renda como pensão alimentícia, aposentadoria, salários, eles devem ser informados, e irão aumentar a base do cálculo do imposto.

Outro ponto: Recebimentos não são dedutíveis,  logo eles precisam ser declarados. Ao serem incluídos, aumentam a base do cálculo do IR.

Por fim…

Vale lembrar que ao preencher a declaração no sistema, o portal da Receita te dá uma relação de qual rentabilidade você tem com a declaração simplificada ou a completa.

Algumas deduções do Imposto de Renda

Os tipos de declaração

A declaração simplificada

O modelo simplificado é a melhor opção para quem não tem muitas despesas para deduzir. 

A declaração completa

O modelo completo é indicado para quem tem muitas despesas para deduzir, como gastos com plano de saúde, educação, ou possui dependentes. 

Para ambas as declarações, você consegue uma rentabilidade no imposto de renda, seja a completa ou a simplificada, se atente às especificidades de cada!

Agora que você tem uma noção de como funcionam esses tipos de declaração, aproveita que o prazo de entrega do Imposto de Renda acabou de começar e já faz a sua! E me conta qual tipo você vai adotar!

Para fazer a sua declaração acesse o site: 

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda

Se você sentir dificuldade no processo da sua declaração, não se preocupe! A HT te ajuda mais uma vez! 

Confere a novidade:

Gostou? Entre em contato conosco pelo número/ whatsapp (11) 3683-1234 e deixe que a gente cuide da sua declaração!

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile