A área de contabilidade para clínicas médicas mostrará, a você, profissional da área médica, os benefícios de se ter um contador especializado nessa área.
Sim, pois todo negócio tem suas peculiaridades, e não seria diferente no caso de uma clínica médica, cujo funcionamento apresenta alguns detalhes que outros negócios não possuem.
Assim sendo, ter a assessoria de um contador especializado em contabilidade para clínicas médicas pode ser ideal para você, dono de uma clínica médica, independentemente do porte de sua empresa.
É sempre bom saber o que se passa na sua clínica, porque é uma forma de se ter todas as finanças em dia.
Isso porque o faturamento precisa ser constantemente analisado para que, se for o caso, fazer os ajustes necessários e, portanto, conseguir aumentar a clientela com o passar do tempo.
Para um médico, ter um contador que esteja por dentro de tudo em contabilidade para clínicas médicas é sinônimo de poder ir dormir tranquilo, pois sabe que o seu negócio está em boas mãos.
O QUE É CONTABILIDADE PARA CLÍNICAS MÉDICAS?
A contabilidade dos cuidados de saúde é o processo de monitorização e registo das receitas e despesas de uma instalação médica, seja uma clínica ou uma rede de hospitais.
Esse processo é essencial para garantir que a empresa cumpra seu orçamento e possa fornecer a mais alta qualidade possível de atendimento ao paciente, em especial àqueles mais exigentes, que costumam criticar tudo sem o menor motivo.
Contabilidade de exercício
Um contador da área de saúde tem seu campo de atuação bem amplo, podendo auxiliar o médico sob todos os aspectos (contas, taxas, impostos etc.)
Esse profissional, munido de todo o conhecimento que possui, está habilitado a solucionar os mais diversos problemas que surjam em um menor tempo possível.
Por exemplo, imagine um paciente que chega a uma clínica médica para realizar um procedimento de urgência. A clínica irá cobrar o paciente tão logo este tenha sido tratado.
Então, o contador de saúde precisa registrar na hora, e corretamente, as receitas e despesas associadas para, no futuro, o dono da clínica não ter dores de cabeça por deixar de cumprir alguma determinação da Receita Federal.
E a maioria de nós sabe o que significa “pisar na bola” com o Leão. Um descuido e uma série de problemas podem surgir, estressando o proprietário da clínica e, por consequência, refletindo no atendimento aos pacientes.
Um contador que trabalha com contabilidade para clínicas médicas ajuda você a deixar sua clínica organizada, pois esse profissional está capacitado a manter os registros de tudo mais completos e detalhados.
Contabilidade de caixa
Dependendo de onde trabalham, alguns profissionais de contabilidade para clínicas médicas podem implementar a contabilidade de caixa.
A contabilidade de caixa é o processo de registro de despesas e receitas no momento em que a empresa paga ou recebe dinheiro.
Esse processo pode ajudar uma organização a entender com mais precisão quais fundos ela tem a sua disposição.
O contador pode precisar compartilhar documentos importantes com a alta administração, acionistas ou o público em geral, dependendo da relevância dessa documentação.
Acompanhamento de depreciação
Hospitais e clínicas médicas usam ativos depreciados, como equipamentos médicos e infraestrutura de TI.
Por isso, um profissional de contabilidade para clínicas médicas torna-se responsável por rastrear o valor desses ativos. O contador começa calculando o custo inicial do ativo e determinando sua vida útil.
Esse é um trabalho complexo, que exige muito conhecimento e precisão, o que um médico, por mais que tenha intimidade com números e impostos, provavelmente não vai conseguir fazer.
Educação e treinamento para um contador de saúde
Todos os contadores de saúde precisam de, no mínimo, um diploma de contabilidade para trabalhar de forma eficiente em suas posições.
Este diploma pode ser em contabilidade geral em vez de contabilidade de cuidados de saúde, mas sempre é bom ter um diploma específico para cuidados de saúde.
Alguns aspirantes a contadores de saúde optam por obter seus diplomas de bacharel em contabilidade; outros podem se sentir motivados a ir mais longe.
Então, você, médico, que pensa em contratar os serviços de um profissional especializado nessa área, deve ficar bem atento em relação a isso.
CONTABILIDADE DE CUIDADOS DE SAÚDE VS. CONTABILIDADE GERAL
Existem muitas diferenças entre a contabilidade geral e a contabilidade para clínicas médicas.
Apesar de serem inúmeras as diferenças, vamos nos ater à principal: os atos de privacidade que seus profissionais seguem.
No caso das clínicas médicas, o sigilo tem muito mais importância do que na contabilidade geral. Isso é óbvio, pois existe um sigilo pressuposto, garantido por lei, na relação entre médico e paciente.
Nesse caso, é bom avaliar o comportamento e o modo de pensar do candidato a contador para trabalhar em sua clínica. Este deve transmitir, sobretudo, confiança.
Se não for assim, seu negócio corre um sério risco de enfrentar problemas de toda a natureza.
Gostou deste artigo? Então, por favor, deixe seus comentários abaixo, OK?